SAÚDE COLETIVA

ALGUNS SITES DE INTERESSE PARA A SAÚDE E  PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA

Brasileiros:

http://www.funasa.gov.br – site da Fundação Nacional de Saúde, com “link” para o CENEPI (Centro Nacional de Epidemiologia) e outros. Traz informações sobre o trabalho da Fundação, projetos, artigos e publicações (como o Informe Epidemiológico do SUS, Guia de Vigilância Epidemiológica), entre outros. A maioria das publicações está no formato PDF (portable document file), que é lido pelo “Acrobat Reader”, programa gratuito que pode ser obtido, por download, no site: http://www.adobe.com.br e, posteriormente, instalado em qualquer computador.

http://www.datasus.gov.br – Proporciona consulta a dados referentes ao SUS, banco de dados por unidade da federação e municípios. É possível acessar dados da RIPSA (Rede Interagencial de Informações para a Saúde) – “Indicadores e Dados Básicos – Brasil” (IDB), contendo dados demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade, fatores de risco, de recursos e cobertura de profissionais e serviços.

http://www.saude.gov.br/ – Site do Ministério da Saúde com informações diversas sobre dados de saúde no país, decretos e portarias do Ministério, etc.

http://www.saude.pr.gov.br/ – Site da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, com diversos dados epidemiológicos para os municípios do estado.

http://www.londrina.pr.gov.br/ – Site da Prefeitura do Município de Londrina, possibilitando acesso a diversas informações, incluindo o Boletim Informativo da Saúde (BIS) a partir do ano 2001.

http://www.abrasco.org.br – site da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Traz informações sobre eventos (Congressos, etc.), livros, revistas e outros na área de saúde coletiva e ensino. Possibilita o pedido de livros, por correio.

http://www.sbpcnet.org.brsite da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, com acesso a publicações (Ciência Hoje e outras), fórum de debates, caderno de endereços com instituições científicas do Brasil e do mundo.

http://www.aids.gov.br – Toda e qualquer informação ligada à AIDS no Brasil: Boletins epidemiológicos estaduais e nacional sobre AIDS, links para conferências e congressos sobre o tema, informações sobre a doença.

http://www.conselho.saude.gov.br – site do Conselho Nacional de Saúde, traz diversas informações sobre a questão da organização do setor saúde.

http://www.fsp.usp.br/ – Site da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Informações gerais sobre o seu funcionamento, departamentos, linhas de pesquisa, publicações na área de saúde pública e cursos.

http://www.fsp.usp.br/~cbcd – Site do Centro Brasileiro de Classificação de Doenças (Centro da OMS para a Classificação de Doenças em Português). Permite acesso ao Boletim do Centro, com orientações sobre classificação de doenças.

http://www.ensp.fiocruz.br – A Escola Nacional de Saúde Pública, locada na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) , no Rio de Janeiro, mantém este site com várias informações pertinentes à Instituição e seus pesquisadores: linhas de pesquisa, produção institucional, cursos e estágios em Saúde Pública, dentre outros, são os destaques do site.

http://www.ufpel.tche.br/medicina/epidemio – Site do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Pelotas (RS). Permite acesso aos títulos das publicações dos docentes, pesquisas em andamento, Jornal da Epidemiologia, entre outros.

http://www.procc.fiocruz.br/ades/ – Um dos poucos sites nacionais sobre Análise Espacial de Dados em Saúde. Localizados em um dos servidores da FIOCRUZ, tem informações sobre utilização de Sistemas de Informação Geográfica em Saúde, além de manter uma lista eletrônica de discussão sobre dados espaciais em saúde (ADES-L).

http://www.prossiga.br/fsp_usp/saudereprodutivaSite da Biblioteca Virtual sobre Saúde Reprodutiva (CNPq e Faculdade de Saúde Pública da USP), onde podem ser encontradas informações importantes sobre Saúde Reprodutiva, tais como sexualidade, contracepção, aborto, AIDS, planejamento familiar, direitos reprodutivos, ética, reprodução e outros.

As informações foram divididas por categorias e, em seguida, agrupadas em informações brasileiras, estrangeiras e internacionais: Entidades, que inclui serviços de informação e bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos de política e fomento, ONGs, programas de pós-graduação e projetos; Eventos; Pessoas (Especialistas e Pesquisadores); Documentos, onde podem ser encontradas links para bases de dados, estatísticas, iconografia, legislação e normas, além de livros, artigos, periódicos, entre outros.

http://www.in.gov.br – possibilita acesso às páginas do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça, gratuitamente.

http://www.biologia.ufrj.br/eclamc/ – site do Programa Estudo Colaborativo Latino-Americano de malformações congênitas – ECLAMC, aos interessados em literatura sobre esse agravo à saúde.

Internacionais:

http://www.who.org – Site da Organização Mundial da Saúde, com diversas informações e “links” para outros sites de interesse à Saúde Coletiva (inclusive Odontologia).

http://www.cdc.gov – site dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Traz dados estatísticos de doenças e agravos à saúde, informações sobre publicações, softwares (como, por exemplo, o Epi Info), com possibilidade de fazer o “download”.

http://www.paho.org – site da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), com informações sobre saúde na América Latina e publicações de interesse à saúde.

http://www.unicef.org – Site da UNICEF. Permite acesso a estatísticas e publicações sobre a saúde da criança.

http://www.worldbank.org – Site do Banco Mundial, que permite acesso a estatísticas sociais e econômicas de vários países, além de documentos.

http://www.pitt.edu/~super1/site do Supercourse em Epidemiologia e Bioestatística – acessa aulas com diapositivos sobre vários temas nessa área (em inglês).

Sites para pesquisa bibliográfica e acesso a artigos científicos:

http://www.scielo.br Site do Scielo, onde é possível obter artigos completos de diversas revistas da área de Saúde Pública (Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, Revista Panamericana de Saúde Pública, entre outras), além de artigos de outras áreas (Odontologia, Ciências Sociais, etc.).

http://www.bireme.br – Permite acesso às bases de dados do Medline e LILACS, com acesso a resumos de referências bibliográficas. Acesso também a outras bases de dados, como ADOLEC (adolescência), REPIDISCA (Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente), BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia), PAHO (bibliografia da Organização Panamericana de Saúde), DESASTRES (Acervo do Centro de Documentação de Desastres) e outras.

É possível obter resumos de artigos diretamente ou cadastrar-se (mediante pequeno pagamento – R$ 10,00 em junho de 2000) na Bireme para envio dos artigos completos (pedidos de fotocópias), por correio, fax ou e-mail, mediante pagamento posterior.

http://www.funasa.gov.br – permite o acesso ao periódico Informe Epidemiológico do SUS (no menu “publicações”), cujos artigos vêm em formato PDF (lidos pelo Acrobat Reader).

http://gateway.ovid.com/autologin.html – acesso somente em computadores ligados à rede da UEL. Permite acesso, entre outras bases, ao MEDLINE (através de descritores, busca artigos publicados em inúmeras revistas científicas), com possibilidade de captação de artigos completos em algumas revistas.

http://www.ccs.uel.br/espacoparasaude – Home page da revista online “Espaço para a Saúde”, editada em Londrina, pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO). Permite acesso a artigos publicados (para download), normas para publicação, etc.

SITES DE AGÊNCIA DE FOMENTO À PESQUISA:

http://www.cnpq.br Site do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com diversas informações sobre bolsa de estudos, grupos de pesquisa no país, etc. É possível fazer o “download” do currículo Lattes, que vem sendo padronizado no País para todas as instituições de fomento à pesquisa e outras ligadas ao ensino. Esse site possibilita, ainda, fazer “links” para outras agências de fomento.

http://www.capes.gov.br Site da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ligada ao Ministério da Educação, proporciona informações sobre programas de pós-graduação no país e exterior,

http://www.finep.gov.brSite do FINEP.

http://www.seti.gov.br/araucaria/index.htmSite da Fundação Araucária, agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado  do Paraná, que tem como finalidade apoiar a pesquisa e auxiliar na formação de recursos humanos do Estado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: